Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ promove capacitação para refugiados sobre produção de alimentos
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ promove capacitação para refugiados sobre produção de alimentos

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 18h53 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 18h53 | Acessos: 67

O Cefet/RJ deu início, nos dias 24 e 25 de setembro, na Uned Valença, a um curso de Produção de Alimentos e Desenvolvimento de Novos Produtos com foco na capacitação profissional de refugiados. Com uma carga horária total de 32h, o programa está dividido em duas etapas e tem como objetivo oferecer novas oportunidades profissionais aos participantes inscritos, seja na busca de emprego, seja na criação de seus próprios negócios.

A primeira etapa do curso teve duração de 16 horas e abordou a produção de doces e pães. O módulo contou com a participação dos professores Alba Regina e Gaspar Ramos e do técnico em alimentos Leandro Fagundes, além de alunos do curso técnico em Alimentos e da graduação em Engenharia de Alimentos da Uned Valença.

Durante o módulo de doces, os participantes aprenderam sobre boas práticas de fabricação, higiene e rotulagem, além de técnicas de aproveitamento integral dos alimentos para produção de frutas desidratadas, cristalizadas, compotas, geleias e antepastos de hortaliças. O curso de panificação seguiu uma estrutura semelhante, unindo aprendizado prático e teórico sobre massa de pizza, pão de cachorro-quente, pães doces e salgados.

As aulas práticas dos cursos de doces e de panificação ocorreram no Laboratório de Alimentos da Uned Valença

Segundo o professor e coordenador da iniciativa, Marco Braga, a segunda etapa do curso terá como foco o desenvolvimento de novos produtos e o empreendedorismo e está prevista para a segunda quinzena de outubro, na Unidade Maracanã. “Além do curso, pretendemos realizar um evento para testar os produtos, uma feira de economia solidária na Unidade Maracanã”, destacou Braga.

Para Vinicius Von Doelinger, assessor da Diretoria de Extensão (DIREX) do Cefet/RJ, ações como essa trazem contribuições para ambos os lados, tanto na formação dos alunos refugiados, quanto dos alunos da instituição. “Para nossos alunos, o envolvimento em ações de extensão ajuda a compreender melhor as relações entre pessoas de diferentes nacionalidades e contribui para sua formação, pois ao transmitir o conhecimento adquirido em sala de aula, eles aprendem ainda mais e se desenvolvem como cidadãos.”

A capacitação é uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) e da Diretoria de Extensão (DIREX) do Cefet/RJ com apoio da CAPES – por meio do Edital PROEXT-PG – e parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Programa de Apoio aos Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES/Cáritas-RJ), que fez a divulgação e a seleção dos participantes.

Recentemente, o Cefet/RJ integrou a Cátedra Sérgio de Mello, uma parceria da Agência da ONU para Refugiados com centros universitários brasileiros. A cooperação permitirá ao Cefet/RJ o desenvolvimento de novas ações e pesquisas sobre a condição de refúgio, além de abrir portas para a inserção de refugiados nos cursos regulares da instituição.

Clique aqui para ver as fotos do curso

registrado em:
Fim do conteúdo da página