Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > “Preverisos” conscientiza para riscos cotidianos
Início do conteúdo da página

“Preverisos” conscientiza para riscos cotidianos

Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2015, 20h39 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 17h11 | Acessos: 2869
 

Ensinar a prevenir acidentes de uma forma descontraída é a estratégia adotada pela comédia “Preverisos”, apresentada no campus Maracanã nesta quarta-feira, dia 16, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2015. A peça é encenada pela personagem Marta, técnica em Segurança do Trabalho, que conta para a plateia uma série de experiências pessoais cotidianas, algumas vivenciadas com segurança e outras não.

 “A ideia é provocar risos para facilitar o ensino. A peça também inclui assuntos que não têm uma ligação tão direta com a segurança, mas produzem um fundo psicológico, fazendo as pessoas rirem. Esses assuntos são para as pessoas ficarem mais confortáveis e se preparem para aprender o que queremos transmitir”, explica o monitor da disciplina de Primeiros Socorros, ator e roteirista da “Preverisos”, Felipe Napolitano.

 A peça explora um dos principais objetivos da SIPAT 2015: a conscientização para os riscos cotidianos. A aluna do curso de Segurança do Trabalho e integrante da Comissão SIPAT deste ano, Juliene Sales, enfatiza que “o evento não trata só dos riscos no trabalho, mas também daqueles presentes na vida. Trabalhamos temas como meio ambiente, segurança doméstica e primeiros socorros, pois o socorrista é necessário onde não há uma equipe qualificada para o atendimento”.

Os temas abordados na SIPAT 2015 foram identificados por meio de um projeto de extensão, coordenado pela professora e presidente da Comissão SIPAT 2015, Mirna da Cunha. “O objetivo é conseguir agregar mais pessoas do Cefet/RJ, funcionários, servidores, terceirizados, alunos. O projeto procura identificar o que esse público gostaria de assistir na SIPAT e como ele gostaria de ser conscientizado. Para isso, foi feita uma pesquisa em vários setores”, esclarece. De acordo com Mirna, a pesquisa ainda está no início e a expectativa é que ela permita alcançar um formato ideal para o evento.

A programação voltada para o público geral incluiu atividades como cursos, palestras e exposições em stands. Profissionais da área de Segurança do Trabalho também são contemplados com capacitações em temas específicos.

Assista ao vídeo sobre a SIPAT 2015 produzido pela Coordenação de Ensino Técnico a Distância.

 

 

Fim do conteúdo da página