Cefet/RJ sedia etapa da última fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial
No dia 15 de abril, o Cefet/RJ Unidade Maracanã sediou a primeira etapa da última fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil). Doze estudantes de escolas do estado do Rio de Janeiro que se classificaram nas fases anteriores responderam a uma prova sobre temas e práticas de IA. Daniel Barbosa, aluno do 3º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática, é o representante do Cefet/RJ que permanece na competição. O responsável pela etapa fluminense foi o professor João Quadros, coordenador do Projeto Grupo Robótica do Maracanã.
Os estudantes realizaram uma prova que teve 3 horas de duração e abordou temas e prática de IA
Em todo o país, 235 estudantes realizaram as provas. Ao final de todas as etapas da última fase, os quatro melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e seguirão treinamento para representar o país na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial. O torneio será realizado em Pequim, na China, ainda neste ano.
Sobre a ONIA Brasil
A 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil) é uma competição científica de alcance nacional realizada anualmente e com participação voluntária e gratuita. As instituições EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC compõem a Comissão Organizadora do evento.
A olimpíada visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades na área. A competição é disputada em duas categorias. A categoria regular reúne estudantes matriculados no ensino fundamental, a partir do 8º ano, e alunos do ensino médio. Já a categoria livre é direcionada aos demais públicos que se identificam com a área.
Redes Sociais