Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de apoio à mobilidade acadêmica dos alunos do CEFET/RJ é aprovado pela FAPERJ
Início do conteúdo da página

Projeto de apoio à mobilidade acadêmica dos alunos do CEFET/RJ é aprovado pela FAPERJ

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2013, 13h16 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 20h43 | Acessos: 1016

A Assessoria de Convênios e Relações Internacionais do CEFET/RJ foi contemplada com recursos financeiros da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, em face da aprovação de seu projeto inscrito no âmbito do Edital FAPERJ nº 10/2013 - Apoio à Criação e Implementação de Assessoria Internacional em Instituições Científicas e Tecnológicas sediadas no Estado de Rio de Janeiro – 2013.


Em cerimônia ocorrida em 20 de maio último, no Palácio Guanabara, foi realizada a Entrega dos Termos de Outorga aos autores dos projetos aprovados pela FAPERJ. O evento contou com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Vice-Governador, Luiz Fernando de Souza Pezão, do Presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Melo, do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, do Presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, entre outras autoridades governamentais e reitores de instituições públicas e privadas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.


O projeto aprovado, de autoria da Profa. Dra. Angela Lopes Norte, titular da Assessoria,tem por objetivo viabilizar duas importantes ações estratégicas da área de Relações Internacionais, em consonância com as políticas de internacionalização do CEFET/RJ, com foco na mobilidade acadêmica discente:



1. a implantação de curso de ensino de língua inglesa, de caráter preparatório, destinado a estudantes de graduação da Instituição, candidatos às bolsas de estudos oferecidas no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras – CsF; e


2. o credenciamento do CEFET/RJ como centro de aplicação dos testes de proficiência em língua inglesa TOEFL e IELTS, exigidos aos candidatos que concorrem às vagas de grande parte das instituições de ensino estrangeiras, parceiras do programa CsF.


As duas ações conjugadas visam ao aumento das condições de acesso dos estudantes a essas vagas de mobilidade acadêmica, por meio de aulas de apoio voltadas à melhoria do desempenho nos referidos testes de proficiência e à realização das respectivas provas no próprio CEFET/RJ, com vistas à obtenção do certificado em tempo hábil para o cumprimento do calendário das chamadas públicas do programa Ciência sem Fronteiras.



registrado em:
Fim do conteúdo da página