Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Sepex 2020: cerimônia com palestra e apresentações musicais dá início ao evento
Início do conteúdo da página

Sepex 2020: cerimônia com palestra e apresentações musicais dá início ao evento

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 21h14 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 22h11 | Acessos: 1580

Em cerimônia on-line que ocorreu hoje (23), foi realizada a abertura oficial da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2020 do Cefet/RJ. Participaram da abertura do evento o diretor-geral pro tempore Antônio Maurício Castanheira das Neves, a vice-diretora Silvia Cristina Rufino, o diretor de Ensino Francisco Madureira de Avila Pires, a diretora de Extensão Sônia Regina Mendes dos Santos, o diretor de Pesquisa e Pós-graduação Wladmir Henriques Motta e o chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), André Alexandre Guimarães Couto. O cerimonial foi conduzido pela servidora Simone Regina de Oliveira Ribeiro.

André Couto destacou o fato de a Sepex ocorrer pela primeira vez de forma unificada e virtual, em razão da pandemia. “Gostaria de chamar atenção para a integração dos oito campi do Cefet/RJ num evento só, em que alunos e professores de toda a instituição estarão dividindo salas e ambientes virtuais. Que a semana seja valiosa na discussão sobre ciência e tecnologia e na troca de saberes”, disse. André também prestou uma homenagem póstuma aos professores Levi Alves Machado, Sérgio Libanio de Campos e à professora aposentada Ana Margarida Campello. 

Abordando a temática central da Sepex em 2020, a professora Marley Vellasco ministrou a palestra de abertura “Inteligência computacional e suas aplicações”. Marley é professora do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio e coordenadora do Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica Aplicadas (LIRA) da universidade.

A professora contextualizou sobre a área de inteligência computacional dentro do campo da Inteligência Artificial (IA), abordou assuntos relevantes como redes neurais, lógica Fuzzy e computação evolucionária e destacou as áreas de aplicação da inteligência computacional como a indústria, a agricultura, o setor de energia e a área médica. Um dos exemplos citados pela palestrante foi o modelo de redes neurais desenvolvido pela PUC-Rio, que reconhece casos de covid-19 usando imagens de raio X, com taxas de cerca de 90% de acerto.

Ao fim da cerimônia, foram exibidas sete apresentações musicais de canto, piano, violoncelo e trompete do projeto de extensão “Clássicos no Cefet/RJ – Concertos didáticos On-line, coordenado pelas professoras Daniela Spielman e Renata Moura e pela professora da UFRJ Míriam Grosman. Nas apresentações, foram entoadas canções como “Valsinha do Marajó” (Waldemar Henrique), “Alegria Matinal” (Otávio Maul) e “Divagando” (Domingos Raymundo).  

  

Músicos participantes: Leonardo Garritano, Daniel Rosa, Hector Coutinho, Rodrigo Derzié, Nora Fortunato, Thalyson Rodrigues, Calebe Faria, Aline Talón e Claudia Spinoza.

A programação on-line da Sepex vai até o dia 27 de novembro e reúne mesas-redondas, comunicações livres, oficinas, minicursos, seminários e atividades artístico-culturais, além de apresentações de projetos de alunos do ensino médio/técnico e da graduação do Cefet/RJ (Expotec e Exposup).

→ Clique para conferir os links de acesso às atividades.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página