Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos da Uned Itaguaí são premiados na etapa nacional da Olimpíada GeoBrasil 2022
Início do conteúdo da página

Alunos da Uned Itaguaí são premiados na etapa nacional da Olimpíada GeoBrasil 2022

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 19h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 15h39 | Acessos: 991

Ilan Gabriel (à esq.) e Ronison Almeida conquistam prata e bronze na Olimpíada GeoBrasil 2022

Dois estudantes da Uned Itaguaí foram destaque na etapa nacional da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra (GeoBrasil 2022), que foi realizada presencialmente entre os dias 25 e 27 de novembro, no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os jovens são alunos do curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica e integram a equipe Timgeo, que obteve a primeira colocação entre as equipes do Rio de Janeiro que participaram da disputa, empatada com a Escola Sesc de Ensino Médio.

Os medalhistas são Ilan Gabriel da Costa Pequeno, que conquistou a prata na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), e Ronison Cunha de Almeida, que garantiu a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Os dois torneios integram a Olimpíada GeoBrasil e aconteceram de forma conjunta. A equipe Timgeo também teve a presença do estudante Breno Rayan Souza de Lima e foi coordenada pelo professor Renato Martins.

Conforme o docente, esta é a segunda participação da Uned Itaguaí no evento. Em 2017, a equipe obteve sucesso semelhante ao garantir o ouro na fase estadual e marcar presença entre as melhores do país. Para ele, essa nova conquista demonstra que o trabalho é consistente e de longo prazo: “Somos uma escola localizada na periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro, que alcançou um ótimo resultado em uma competição nacional. Isso não é pouco. É fruto do empenho dos estudantes e do trabalho dos professores e da coordenação”, ressaltou Martins.

Medalhista de prata na disputa, Ilan Gabriel contou que a rotina foi cansativa, mas muito satisfatória. Além da viagem de 500 quilômetros até Campinas, os participantes da equipe  tiveram de realizar cinco provas durante os poucos dias de competição e todas foram individuais. “O evento foi fantástico e esse resultado eu vou levar para o resto da minha vida, com toda certeza”, comemorou o estudante. Ronison, medalhista de bronze, também vibrou com o seu desempenho: “Foi uma experiência muito gratificante e um aprendizado enorme, vou levar comigo tudo o que vivenciei”, concluiu o jovem.

Acesse o site e confira o resultado completo da 7ª Olimpíada GeoBrasil.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página