Comunidade do Cefet/RJ contribui na elaboração de manual para laboratórios maker
Estudantes e servidores do Cefet/RJ participaram da força-tarefa que trabalhou na produção do livro Aprender fazendo, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também chamado de Manual Maker. O documento é um material de apoio destinado às equipes gestoras para criação e utilização de laboratórios maker. Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), foram coletadas, de forma voluntária e colaborativa, as contribuições de mais de 70 servidores da rede federal de todas as regiões do Brasil.
Pelo Cefet/RJ, participaram da elaboração e da revisão técnica do manual os professores Alexandre Santos, Aline Trigo, Felipe Amorim, Marco Antônio Braga, Myrna da Cunha, Priscila Gama e Silva, Sidney Teylor, Úrsula Maruyama, Wladmir Motta, além da servidora Renata Paz e das estudantes Maria Clara Dias e Thaiane da Silva.
Clique aqui para ler a versão digital do manual.
Sobre a criação de laboratórios maker
Iniciado em 2019 pelo MEC, o projeto da Rede Maker prevê a criação de laboratórios de prototipagem que auxiliam as atividades multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão. Nessa proposta, os estudantes são protagonistas do processo de aprendizagem e se desenvolvem através da integração entre a sala de aula e as novas tecnologias.
O Cefet/RJ é representado pelo Laboratório Maker do Cefet/RJ Uned Itaguaí, contemplado na Fase I do Edital nº 35/2020, relativa à aquisição de equipamentos e à estruturação para a montagem do espaço. O projeto também foi selecionado na Fase II do mesmo certame, cujo objetivo é a ampliação dos laboratórios já em funcionamento.
Redes Sociais