Rede de Resiliência da Região Serrana abre cadastro preliminar e realiza encontro no dia 16
“Formação de rede permanente na Região Serrana pela segurança humana e fortalecimento da resiliência comunitária”. Esse é o tema do 3º encontro do grupo, formado com o intuito de auxiliar as comunidades locais na prevenção de desastres naturais. O evento será on-line e acontecerá às 19h do próximo dia 16 de março, data de aniversário da cidade de Petrópolis, que foi fortemente impactada pelo temporal do dia 15 de fevereiro.
A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro é cenário de eventos extremos, como inundações e deslizamentos de terra, com impactos diretos e graves para a população local. A gestão de riscos na região é um desafio para governos, sociedade de civil e comunidades. Dessa forma, em dezembro de 2021, surgiu a proposta de criar uma Rede de Resiliência, idealizada pelos professores do Cefet/RJ Patrícia Souza Lima e Felipe Henriques (unidade Petrópolis) e Dacy Lobosco (unidade Nova Friburgo), com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio da procuradora de justiça Denise Tarin.
A Rede busca reunir profissionais, pesquisadores, membros de organizações da sociedade civil ou de NUDECs, e demais pessoas interessadas em atuar de forma integrada. O objetivo é priorizar ações preventivas e juntar esforços para diagnosticar, mapear, estabelecer métodos de ação e, assim, gerar resultados práticos na prevenção e mitigação de risco de desastres.
Os interessados em participar da Rede e de seus encontros e debates virtuais devem preencher o formulário “REDE - Prevenção e Mitigação de Desastres na Região Serrana do RJ - Cadastro Preliminar” até o dia 12 de março.
Para participar do encontro do dia 16 de março, é preciso também fazer inscrição prévia.
Confira as ações do projeto No Batuque das Águas do Caxambu em https://linktr.ee/AguasdoCaxambu.
Redes Sociais