Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto do Cefet/RJ Petrópolis apresenta a instituição para cerca de 500 alunos do 9º ano do ensino fundamental
Início do conteúdo da página

Projeto do Cefet/RJ Petrópolis apresenta a instituição para cerca de 500 alunos do 9º ano do ensino fundamental

Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 19h54 | Última atualização em Segunda, 01 de Setembro de 2025, 14h51 | Acessos: 295

 Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Cefet/RJ Petrópolis recebeu cerca de 500 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de 13 escolas diferentes da rede pública e privada, para conhecer nossa instituição e nosso ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações.

As visitas fazem parte das ações do projeto “Conhecendo os limites do nosso corpo e o Cefet/RJ Petrópolis”, que busca ambientar os alunos com a infraestrutura da unidade por meio de palestras e apresentações. Os estudantes puderam conhecer mais sobre o curso do ensino médio, as oportunidades e os projetos da instituição, além de visitar espaços, salas, laboratórios e a Biblioteca. Em 2025, a iniciativa contou também com a parceria de outro projeto de extensão do Cefet/RJ Petrópolis, o "'A cor dessa cidade sou eu?': palestras, oficinas e eventos de divulgação em escolas de Petrópolis". 

Palestra sobre o Cefet/RJ Petrópolis no Salão Nobre da instituição

As percepções sobre a visita

A professora Débora Borba, da Escola Municipal Johann Noel, contou que realiza a visita com suas turmas do 9º ano desde 2023. “É sempre uma experiência incrível. A visita deste ano foi ainda mais emocionante por ter sido mediada por ex-alunas da nossa escola. Por conta dessa representatividade, minhas alunas e alunos ficaram com os olhos brilhando ao perceberem que de fato podem pertencer àquele espaço”, ressaltou Débora.

A diretora adjunta da Escola Municipal Bataillard, Thaiga Moraes, falou que a experiência despertou curiosidade e interesse dos seus estudantes pelo ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis. “Outro ponto que nos emocionou foi reencontrar um ex-aluno, que hoje integra o corpo discente do Cefet/RJ e que pôde nos acompanhar durante a visita, servindo de inspiração para nossos estudantes”, enfatizou.

Visita à Biblioteca do Cefet/RJ Petrópolis

A coordenadora pedagógica do Instituto de Educação Souza e Silva (IESS), de Duque de Caxias, Luciana Gonçalves, disse que a visita foi uma experiência única para os seus alunos. “Nós saímos encantados do Cefet/RJ e os alunos motivados a fazerem a inscrição para o processo seletivo. A visita ao laboratório de robótica, apresentada pelos alunos do Cefet/RJ despertou muito interesse e curiosidade com as disciplinas do curso”,

A aluna Sophia Rodrigues, da E. M. Johann Noel, destacou que o ambiente do Cefet/RJ Petrópolis é acolhedor e que a visita a fez entender e conhecer melhor como a instituição funciona. Ela disse que se inscreveu para a o processo seletivo do ensino médio e que espera estudar na unidade em 2026.

Já Helloá Brandt, da E. M. Bataillard, frisou que a visita foi uma experiência incrível, “cheia de aprendizados, sobre como funciona um ensino médio de qualidade, com uma boa estrutura escolar e ótimos professores”.

Saiba mais sobre o processo seletivo para o ensino médio 2026 do Cefet/RJ Petrópolis.

Fim do conteúdo da página