Cefet/RJ Petrópolis participa da OBERERI e recebe Selo Escola Antirracista
O Cefet/RJ Petrópolis participou da primeira edição da Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (OBERERI), realizada entre maio de 2024 e maio de 2025. Representada pela equipe Coroados Imperiais, a instituição avançou até a última fase da competição e recebeu o Selo Escola Antirracista.
Renan Ribeiro e o diretor do Cefet/RJ Petrópolis, Felipe Henriques, com os alunos Nathalie, Heloísa, Iasmym e João Gabriel, que receberam medalhas e certificados de participação
Formada pelos alunos Heloísa Costa, Iasmym Maciel, João Gabriel Santos e Nathalie Guimarães, atualmente no 3º ano do ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações, a equipe participou de quatro fases da olimpíada, que envolviam desde palestras e workshops até provas on-line. O professor Renan Ribeiro, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Cefet/RJ Petrópolis, orientou a equipe durante a competição.
A OBERERI é promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Ela tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização das tradições culturais, histórias e conhecimentos das comunidades tradicionais e dos povos originários.
A competição segue as diretrizes das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. A OBERERI busca incentivar os estudantes a aprenderem uns com os outros, estimulando a reflexão sobre diversidade e desenvolvendo empatia e compreensão.
Redes Sociais