Curso de graduação da Uned Maria da Graça se destaca em avaliação do MEC
O bacharelado em Sistemas de Informação do Cefet/RJ Uned Maria da Graça conquistou o conceito 4 na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), realizada por especialistas do órgão em dezembro do ano passado. A análise utiliza como parâmetro uma escala que vai de 1 a 5 e considera a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura ofertada aos alunos. O relatório com o resultado já foi publicado e, em breve, o MEC deve emitir uma portaria com o reconhecimento.
Para o professor Félix Barros, coordenador do curso, esse resultado serve para coroar o desempenho, a aplicação e o esforço dos profissionais que atuam diariamente. Barros ressalta que a área de Sistemas de Informação está presente em diversos setores da sociedade e que o Cefet/RJ exerce o papel fundamental de formar pessoas qualificadas para suprir essa demanda. “O curso tem a missão de prover condições de competitividade a seus futuros egressos, acrescidas de um diferencial de qualidade expresso por competências técnicas, teóricas e práticas, além de alto nível de consciência ética, de senso crítico e de solidariedade social”, reforçou o docente.
À esq., Sildenir Barros, vice-coordenador, e à dir., Félix Barros, coordenador do bacharelado em Sistemas de Informação da Uned Maria da Graça
Funcionando desde o segundo semestre de 2018, o curso tem seis laboratórios de informática, laboratórios de redes de computadores e de redes industriais e dez salas de aula, além de usufruir da estrutura do auditório e da biblioteca. Atualmente, são 215 alunos matriculados e, em 2023, o curso terá a primeira turma de formandos. Vanessa Gonçalves, de 23 anos, é estudante da turma inicial e será a primeira mulher a concluir o curso. “Considero Sistemas de Informação a área perfeita, onde eu me encontro e me encaixo. Assim como outros estudantes, tive algumas dificuldades, especialmente durante a pandemia, mas os professores são excelentes e fui muito abraçada por todos. O Cefet/RJ me trouxe experiências dentro e fora da sala de aula que serão fundamentais para o mercado de trabalho”, destacou a estudante.
Quem ingressou recentemente, também só tem elogios para o curso. A estudante Lívia Lyrio, de 19 anos, está no segundo semestre e já conseguiu passar em um processo seletivo para atuar como jovem aprendiz na área de TI, a partir de fevereiro. Para ela, os professores qualificados e preocupados com o aprendizado do aluno fazem toda a diferença. “Eles sempre tentam deixar o ensino acessível e as visões que passaram sobre o mercado foram bem interessantes para aprender a lidar com início da vida profissional”, destacou a jovem. Para ela, leitura e produção de textos acadêmicos também foram importantes para agregar conteúdo.
Estudantes do bacharelado em Sistemas de Informação, que conquistou nota 4 na avaliação realizada em dezembro pelo MEC
Cada um dos seis laboratórios de informática que fazem parte da estrutura do curso dispõe de 20 computadores
Redes Sociais