Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna da Uned Maria da Graça se destaca na Jornada Jovens Talentos da Faperj
Início do conteúdo da página

Aluna da Uned Maria da Graça se destaca na Jornada Jovens Talentos da Faperj

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 17h39 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 17h39 | Acessos: 353

Ewyllin Gomes, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho integrado ao ensino médio do Cefet/RJ Uned Maria da Graça, recebeu Menção Honrosa na XXII Jornada Jovens Talentos da Faperj. Durante as atividades, a aluna apresentou o seu projeto de pesquisa "Levantamento dos dados sobre evasão escolar e reprovação no Cefet/RJ Uned Maria da Graça a partir do recorte racial", que foi coordenado pela professora Luciana Cabral. O evento aconteceu no dia 9 de dezembro, no Horto Botânico do Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O trabalho de Ewyllin Gomes foi selecionado entre os 10 melhores da Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro

A jovem é bolsista da Faperj e teve o seu trabalho selecionado entre os 10 melhores da Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito das atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da unidade e consiste em um levantamento de informações sobre os dados de repetência da Uned Maria da Graça durante o triênio de 2020 a 2022, avaliando as variáveis raça, gênero e ano.

Iniciativa busca incentivar novos pesquisadores

Conforme informações disponíveis no site da Faetec, o Programa Jovens Talentos para a Ciência é um projeto de pré-iniciação científica realizado pela parceria entre a Faperj e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Rio de Janeiro. O programa é destinado a incentivar, com a oferta de bolsas, estudantes do ensino médio de escolas públicas que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa.

Os alunos realizam um período de estágio e, ao final das atividades, têm a oportunidade de apresentar os resultados do seu trabalho na Jornada Científica, realizada anualmente pela coordenação do projeto. Nesta edição, além da competição promovida na capital do estado do Rio de Janeiro, foram realizadas etapas nas cidades de Miracema, Vassouras, Macaé e Maricá, no interior do Estado.

Fim do conteúdo da página