Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Clube de leitura Leia Mulheres é indicado a premiação cultural de Petrópolis
Início do conteúdo da página

Clube de leitura Leia Mulheres é indicado a premiação cultural de Petrópolis

Publicado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 19h10 | Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 19h59 | Acessos: 75

O clube de leitura Leia Mulheres Petrópolis foi indicado ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura (PMGPC) 2026, na Categoria Especial. O grupo – que conta com a parceria do Cefet/RJ Uned Petrópolis por meio de sua Biblioteca e do projeto de extensão “Leia Mulheres: mediação de leitura” – promove encontros mensais para discussão de livros de autoria feminina.

“Esse reconhecimento traduz um trabalho coletivo, construído desde 2016 com escuta, carinho, literatura e compromisso com a cultura. Estar entre as iniciativas indicadas ao prêmio reafirma que ler, conversar e valorizar as vozes das mulheres também é um gesto de transformação cultural”, declarou a idealizadora e mediadora do Leia Mulheres Petrópolis, Linda Feitoza.

O PMGPC, que está em sua 17ª edição, é reconhecido como o mais importante prêmio cultural da cidade e do interior do estado do Rio de Janeiro. Promovido pela Prefeitura de Petrópolis por meio do Instituto Municipal de Cultura, o prêmio indicou 44 trabalhos e trajetórias artísticas, distribuídos em 14 categorias diferentes, entre elas música, teatro audiovisual, dança, literatura, ações periféricas e novos talentos. Ao todo, a comissão julgadora avaliou 150 projetos de destaque em 2025.

O Leia Mulheres Petrópolis concorre na Categoria Especial, ao lado da Estação Jaqueira (Centro de Artes), da Funambule (Livraria) e da Piccola Arena (Centro Cultural). A premiação está marcada para o dia 18 de março, data de nascimento do compositor César Guerra-Peixe, considerado um dos maiores nomes da música erudita brasileira. O local da cerimônia ainda será definido.

Sobre o Leia Mulheres Petrópolis

O clube de leitura Leia Mulheres Petrópolis promove encontros on-line toda primeira quarta-feira do mês. A iniciativa propõe dar mais visibilidade a obras de autoria feminina – que enfrentam maiores barreiras no mercado editorial –, debatendo-as e divulgando-as.

O movimento Leia Mulheres nasceu inicialmente pela hashtag #readwomen2014, criada pela escritora britânica Joanna Walsh, e se concretizou em forma de clubes de leitura. No Brasil, a iniciativa começou em 2015 e, em Petrópolis, em 2016.

“Em setembro deste ano, o movimento completa 10 anos na cidade. Somos um braço de um movimento nacional que, de maneira voluntária, seguimos sustentando com gratidão e responsabilidade, acreditando na potência dos livros e dos encontros”, ressaltou Linda Feitoza.

A mediadora destacou que o grupo reafirma a leitura como gesto de encontro, de transformação cultural e de vínculo. “O Leia Mulheres Petrópolis só existe graças à presença, ao afeto e ao compromisso de cada participante que constrói esse espaço junto”.

 

Participação do Leia Mulheres na Feira Internacional de Petrópolis 2025

 

Fim do conteúdo da página